Dicas de Viagem para Japão. O outro lado | Dica de Viagem

Dicas de Viagem para Japão. O outro lado

Venha conhecer os segredos da Terra do Samba e a do Sol Nascente.

Por Dica de Viagem | 12 de novembro de 2012 | 0 Comments

Por Adriana Lins /

Japão, terra do Samba e a do Sol Nascente.

Vinte e quatro horas. É o tempo que você levaria de ônibus, de Salvador até o Rio de Janeiro, mas, já pensou em ir mais longe que isso? 24 horas também é a duração média de um vôo do Brasil ao Japão – isso sem incluir a escala que se faz necessária, devido à enorme distância entre a Terra do Samba e a do Sol Nascente.

Baía de Tóquio

Os dois pontos opostos do globo guardam características extremas também em suas culturas e pontos de vista. Para um brasileiro que nunca pisou na Ásia, o Japão se revela um mundo à parte: a religião, o comportamento, as regras sociais e – não esqueçamos – o alfabeto são completamente diferentes do nosso. É preciso paciência e sensibilidade para compreender que algumas crenças que encaramos como senso comum podem não funcionar por lá. Um turista ou imigrante que busca uma experiência rica no país dos samurais (assim como em qualquer outro) precisa ter em mente que somos nós quem precisamos nos adaptar aos costumes locais.

O Grande Buda, em Kamakura

Mas não se assuste: se você não veio ao mundo com olhos puxados, esteja certo de que a hospitalidade japonesa está a seu favor; apesar da dificuldade com línguas ocidentais (inclusive o inglês), os japoneses são geralmente solícitos e simpáticos com visitantes. O segredo é pedir licença, cumprimentar e ninguém resistirá a um sorriso de um gaijin (turista) perdido entre kanjis (ideogramas) e mapas de um dos países mais populosos do mundo (são 337 habitantes por km²!).

A dificuldade inicial com a comunicação é recompensada por outros fatores que poucos lugares no planeta oferecem:

  • O Japão é um país extremamente seguro, quase uma Disneylândia. Esqueceu a câmera no trem? Procure o balcão de achados e perdidos e provavelmente ela estará lá.
  • As lojas de conveniência (as combines) e máquinas de bebidas (as didohanbaikis), distribuídas por todo o território – inclusive em algumas plantações de arroz, funcionam 24 horas,
  • Muitos restaurantes possuem vitrines com cópias fiéis dos pratos oferecidos. Basta apontar e o prato já chega à sua mesa, já acompanhado da conta .
  • Não precisa se preocupar em não ser enganado no táxi, restaurantes ou pontos turísticos: honestidade é uma das principais características desse povo.
  • A locomoção é sempre fácil: o sistema ferroviário, moderno e incrivelmente pontual, pode te levar para os pontos mais distantes do Japão. De metrô a trem-bala, a velocidade da viagem é de acordo com o seu bolso.

Já deu para sentir que a sua viagem pela Ásia vai ser bem mais fácil no Japão, não é? A infraestrutura de suas grandes cidades, como a capital Tóquio, Osaka e Kyoto, é superior aos países ao seu redor. Mas, se você tiver tempo, vale também esticar a viagem pela vizinhança. Os vôos dentro da Ásia são bem mais em conta do que saindo do Brasil, e, uma vez lá, você não vai querer correr o risco de deixar a Grande Muralha ou as paradisíacas praias tailandesas para depois, não é?

Tem muito mais coisas interessantes para se falar sobre o Japão, este post é apenas um aperitivo do que lhe aguarda ali, do outro lado do planeta.

Chinatown, em Yokohama

Ilha de Zamami, em Okinawa

Templo Senso-ji, em Tóquio

Confira algumas informações práticas:

País (na língua local): Nihon ou Nippon
Área: 377 873 km²
População: 127 433 494 habitantes
Idioma oficial: Japonês
Fuso-horário: +9
Moeda: Yen (¥)
Principais cidades turísticas: Tóquio (capital), Osaka, Kyoto, Kamakura, Okinawa, Sapporo, Kobe, Hiroshima, Yokohama.

Deixe a sua opinião, comente abaixo e compartilhe esse post com seus amigos.

Dicas de Viagem para Japão. O outro lado
3 votos, 5.00 pont. média (99% score)

Category: ÁSIA, DESTINOS, JAPÃO

Leave a Reply

Banner 728x90
banner ad