Istambul, a cidade mágica dividida entre dois continentes com cores, sabores e essências únicas, onde o passado e o futuro se encontram

Por Vinicius Couto [Google+] | 25 de fevereiro de 2016 | 0 Comments

Por Magda Romero Jubilot /

Olá Sónia,
Espero que te divirtas tanto na tua viagem a Istambul como eu e a minha irmã nos divertimos quando lá fomos. Tenho a certeza de que vais adorar! É uma cidade de gatos impressionante, um verdadeiro museu, com uma excelente gastronomia e ideal para compras.

Como só vais 4 dias deixo-te algumas dicas sobre o que considero imperdível:

PALÁCIO TOPKAPI

Pouco depois de conquistar Constantinopla (século XV), o sultão Mehmet II mandou construir o Palácio Topkapi para convertê-lo na sua residência principal, embora também servisse como sede de governo e incluísse uma escola para funcionários e soldados.

dica de viagem istambul Palacio Topkapi O palácio foi construído como pavilhões distribuídos à volta de quatro pátios. O palácio é enorme e aqui pode-se, facilmente, passar toda uma manhã ou tarde, porque há imenso para ver: a sala do trono, os vários pátios, o tesouro (acredita que é como entrar na caverna do Ali Babá!), as cozinhas, o guarda-roupa, a poltrona imperial.

Podes visitar uma sala com algumas das relíquias mais veneradas do islão, podes ver o que dizem ser restos de cabelo do sultão, assim como um dente, espadas e o estandarte sagrado. Mas o must desta sala é o manto sagrado, pelo de camelo preto que supostamente o profeta ofereceu a um poeta.
Lembro-me que um senhor recitou o Corão durante toda a visita. Impressionante!
Em frente ao Palácio de Topkapi está o harém. Claro que há um harém, estamos em terra de sultões! Imagino que das portas para dentro a vida não fosse tão interessante como a pintam, mas dizem que quando uma mulher tinha a sorte de ser a favorita do Sultão, obtinha muitos presentes e, sem dúvida, uma vida muito mais cómoda. Chegaram a conviver no palácio 300 mulheres! Para além do Sultão e dos seus filhos, os únicos homens que podiam entrar aqui eram os Eunucos.

DICA:

dica de viagem istambul Palacio Topkapi visitaVai cedo, as filas são enormes. As entradas compram-se no quiosque situado perto da porta do harém. Tens de comprar duas entradas, uma para o Palácio (20TL) e outra para o Harém (15TL), mas também podes optar por apenas um destes monumentos, pois as visitas levam tempo por haver tanto para ver. Quando chegares ao palácio reserva hora para o harém, se quiseres. Encerra à terça-feira.

http://topkapisarayi.gov.tr/en

SANTA SOFIA, a igreja da Santa Sabedoria

istambul SANTA SOFIA a igreja da Santa SabedoriaNão é em vão que se referem a ela como uma das maravilhas da arquitetura universal. E há tanto e tanto para ver aqui dentro… como o maravilhoso mosaico do século VI de Constantino e Justino a oferecerem a cidade e a própria igreja ao Menino Jesus.

istambul SANTA SOFIA a igreja da Santa Sabedoria 2istambul SANTA SOFIA a igreja da Santa Sabedoria 3

 A cúpula é impressionante, assim como as galerias, as colunas e as janelas. Os medalhões com caligrafia demonstram a transformação da igreja em mesquita.

istambul Coluna de Sao GregorioNão te esqueças de colocar o polegar dentro de um buraco que há na Coluna de São Gregório, a coluna que “chora” água benta e que, por isso, é capaz de curar todas as doenças. Já sabes, se o teu dedo ficar húmido todos os teus males serão curados.


DICA:

Leva um cartão de memória vazio, porque aqui há muita beleza e todos os ângulos são bons para tirar fotografias. À noite, Santa Sofia está iluminada e vale a pena tirar muitas outras fotos. A entrada custa 20TL.

http://www.hagiasophia.com/

Se gostas da arte bizantina, a Igreja de São Salvador em Chora contém mais de 100 magníficos mosaicos e frescos do século XV com cenas da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Podes tirar fotografias, mas sem flash! Não fica no centro, mas vale mesmo a pena a visita. Fecha à quarta-feira. Entrada: 15TL.

http://kariye.muze.gov.tr/en

MESQUITA AZUL, a única mesquita com seis minaretes

mesquita azul istambul Arrisco-me a dizer que é a mesquita mais famosa do mundo, conhecida por ser Azul por ser revestida com 20.143 azulejos de Iznik de diferentes tonalidades, só é pena que estejam colocados demasiado alto, o que dificulta vê-los ao pormenor.
Aqui tudo é bonito! A entrada é monumental, as semi-cúpulas que rodeiam a cúpula são muito chamativas. A luz natural entra pelas 260 janelas das suas 36 cúpulas. À noite, os minaretes iluminados destacam a beleza deste edifício. Conta a lenda que o Sultão Ahmet I (14º sultão otomano) pediu apenas um minarete em ouro, mas o arquiteto pensou que ele queria seis minaretes… e assim ficou, sendo a única em Istambul e na Turquia que tem esse número de minaretes, o que lhe dá um valor especial entre as mesquitas otomanas.

A mesquita fica numa colina em frente de Santa Sofia no grande Palácio de Constantino, foi construída entre 1609 e 1616, para ressaltar a supremacia do Islão sobre o Bizantino.

DICA: A entrada é grátis, mas tens de levar um lenço para tapar a cabeça. Para evitar os momentos de oração, é conveniente visitá-la de manhã ou ao meio da tarde.

https://www.youtube.com/watch?v=MMXkmcEr45U

istambul grande Palacio de Constantino

GRANDE BAZAR, o mercado coberto mais antigo do mundo!

istambul Grande Bazar viagemFundado em 1461 para converter-se no coração comercial do império, foi destruído em várias ocasiões, mas mantém abertas as suas 18 portas de acesso a partir de todas as direções, onde num labirinto se encontram muitas ”lojas” de ouro (vende-se a peso) e outros objetos de muito valor, especiarias, roupa, tapetes, couro, antiguidades, cafés e chás, talho, alimentos… aqui há de tudo, estamos num grande bazar!
O Grande Bazar ocupa 35 mil hectares, com mais de 80 ruas, cinco mil lojas e onde trabalham mais de 15 mil pessoas. Para além das lojas, o Bazar possui uma mesquita, doze mescid (capelas), um poço e seis fontes.
Como vês não é à toa que dizem que é uma cidade fundada para o comércio, afinal os turcos nasceram para o negócio.

DICAS:
Discute sempre o preço, começa por menos da metade do que te pedem, e mantém-te firme, os vendedores adoram regatear! No Bazar há polícias, multibanco e casas de banho públicas (as famosas latrinas). Fecha ao domingo. Cuidado com os carteiristas!

http://kapalicarsi.com.tr/tr/

 

CISTERNA DA BASÍLICA, o grande armazém de água subterrânea

istambul CISTERNA DA BASILICA

Durante a época bizantina construíram-se imensas cisternas na Turquia, mas esta é a maior, com 9800 m2, oito metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros. Obviamente, o objetivo era garantir que nunca faltasse água a Constantinopla. Foi construída em 532 e continua praticamente intacta.

istambul CISTERNA DA BASILICA 2O lugar impressiona, com um ambiente húmido e sombrio graças ao espetáculo de luzes e ao som de música clássica, podemos passear pelas naves, entre as 336 colunas de mármore repartidas em 12 filas e com distância de quatro metros entre elas. Na base de duas colunas estão duas misteriosas cabeças de medusas. Dizem que são procedentes de edifícios gregos, e já deram origem a várias lendas, uma delas é que estariam ali para afugentar os monstros do subterrâneo…

Não te esqueças de deixar uma moedinha na Fonte dos Desejos.

DICA:
A entrada custa 10TL. Leva um casaco porque lá dentro está frio! A visita pode ser rápida, depende do teu ritmo, mas não pares na cafetaria, é caríssima!
Em breve vais ver a Basílica no filme “O Inferno”, com Tom Hanks, baseado na história de Dan Brown.

http://yerebatan.com/homepage

CRUZEIRO PELO BÓSFORO

Imperdível! O Estreito de Bósforo divide a cidade entre a Europa e a Ásia. A viagem pode ter alguma turbulência, devido à mistura da água doce do Mar Negro com a água salgada do Mar Mármara, uma vez que se criam contracorrentes.

istambul Estreito de Bosforo

Durante o cruzeiro tens a oportunidade de admirar vários edifícios históricos e de grande beleza patrimonial, desde as muralhas da Fortaleza da Europa até ao Palácio Dolmabahçe. Ao pôr-do-sol, podes admirar a cidade com uma perspetiva totalmente diferente, e aproveitar para descansar e respirar ar puro.

DICAS:
Há muitos operadores que oferecem o cruzeiro, a maioria encontram-se perto da Ponte de Gálata, perto de Eminönü, portanto podes escolher a duração do percurso e tens mais flexibilidade de horários. Nós fizemos o percurso de duas horas – Short Bosphorus Tour – da empresa Sehir Hatlari e foi excelente. Preço (ida e volta) 10TL (compra a entrada com uma meia hora de antecedência para conseguires um bom assento), por mais 5TL podes adquirir um áudio-guia. http://en.sehirhatlari.com.tr/en

dica istambul estreito 01dica istambul estreito 02

istambul Torre de LeandroSe tens tempo aproveita que estás em Istambul, a cidade dos dois continentes, e apanha um barco e vai até ao lado asiático, é sobretudo residencial, mas tem algumas coisas para ver. Nós vimos um (rico) mercado, a Mesquita Şemsi Paşa e a Mesquita Yeni Valide e lanchámos enquanto admirávamos a Torre de Leandro (Kiz Kuseli), actualmente um restaurante, que se situa numa ilha muito perto de Üsküdar (o bairro mais antigo da parte asiática).

Kiz Kuseli significa Torre da Donzela, porque segundo conta a lenda um oráculo profetizou que a princesa bizantina seria morta por uma cobra no dia que fizesse 18 anos. Para protegê-la o sultão, mandou construir a torre, onde a visitava frequentemente, e no dia do seu 18ª aniversário levou-lhe um cesto com frutos exóticos como presente… assim que a princesa se aproximou do cesto foi mordida por uma cobra que vinha escondida entre as frutas. www.kizkulesi.com.tr

MESQUITA DE SÜLEYMANIYE

istambul MESQUITA DE SULEYMANIYE

Considerada como a mais bonita das mesquitas imperiais de Istambul, foi construída entre 1550 e 1557 para Solimão I, o Magnífico, sendo uma das principais obras de Mimar Sinan, o arquiteto mais importante do Império Otomano. A mesquita conta com cúpulas altíssimas que dominam o horizonte a quilómetros de distância, demonstrando o inigualável poder e importância histórica do Sultão.
Esta mesquita construída numa das sete colinas de Istambul e com vista para o Corno de Ouro, servia como instituição de caridade e lugar de culto, para além de fazer parte de um enorme complexo de madraças (escola religiosa imperial), hamam (banhos), hospital e caravansarai, onde se hospedavam cavalos e cavaleiros.
Os vitrais são lindíssimos! Os azulejos de Iznik ornamentam o Mihrab (nicho decorativo que indica a direção para Meca), o mimbar (púlpito) de mármore branco, algumas peças em madeira estão incrustadas em marfim e madrepérola, as quatro colunas são grandiosas e a cúpula tem 27,25 m de diâmetro e 53m de altura (da base). Acredita, impressiona pelo tamanho e simplicidade.

Tanto o Sultão como a sua esposa estão sepultados no jardim da mesquita.

DICAS:
Não é possível entrar calçado na mesquita, mas não te preocupes, que dão-te um saco e ninguém rouba os sapatos. E leva um lenço para tapar o cabelo. A entrada é grátis e não é permitido tirar fotografias com flash.

Depois da visita à mesquita vale a pena passear pelo Jardim Botânico da universidade, mesmo ao lado.
http://www.3dmekanlar.com/tr/suleymaniye-camii.html

Se tens tempo:

MUSEU ARQUEOLÓGICO

MUSEU ARQUEOLOGICO istambul 01É fabuloso, claro, porque tem a coleção nacional de um dos países mais antigos e fascinantes do mundo. Está distribuído por três secções: o Museu Principal, o Pavilhão dos Azulejos e o Museu das Antiguidades do Oriente, com mais de um milhão de peças (estátuas, tumbas, múmias, sarcófagos, painéis, objetos de decoração, entre outras) oriundas das civilizações suméria, babilónia, assíria e hitita. É uma viagem no tempo!MUSEU ARQUEOLOGICO istambul 02

Contudo, é possível que algumas salas estejam fechadas por falta de pessoal. Encerra à segunda-feira. Entrada: 10TL.
http://www.istanbularkeoloji.gov.tr/

 MUSEU ARQUEOLOGICO istambul 03

BANHOS ÇEMBERLITAŞ

Na minha opinião uma visita a Istambul fica incompleta sem um relaxante hamam (banho turco). Existem vários tipos de tratamento para vários tipos de carteiras, primeiro escolhes e depois fazes o pagamento. Não é preciso levar toalha, dão-te tudo o que faz falta.

BANHOS CEMBERLITAS istambul 01

O filme “Taken – A Vingança” com Liam Neeson é rodado em Istambul e, em parte, nestes banhos.
http://www.cemberlitashamami.com/

CORNO DE OURO, o estuário que separa a parte velha de Istambul europeia da parte nova.

CORNO DE OURO istambul

Podes subir a pé (é duro!) ou subir de teleférico até o Pierre Loti Café, que tem uma vista maravilhosa do Corno de Ouro.
http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Sights/GoldenHorn/

Como te disse, Istambul também é uma CIDADE DE COMPRAS. Os preços são bons, o inimaginável existe e acabamos por comprar aquilo de que nem precisamos.

Os turcos adoram vender e negociar, se for preciso vendem a mãe, fiam o pai e trocam a irmã. ☺ Afirmam a pés juntos que os produtos são autênticos, mas para mim a maioria das coisas que vendem não passam de imitações perfeitas à primeira vista, mas nem tudo o que luz é ouro… uma amiga casada com um turco deu-me uns truques para não ser enganada:

– Antes de viajares à Turquia pensa no que queres comprar e vê quanto custa, assim já terás um preço de referência. E em Istambul nunca compres no primeiro sítio, compara os preços. Normalmente eles não te deixam ir e baixam o preço ou deixam-te ir e mostram-te o quão chateados estão por os teres feito perder tempo! Ignora!

– Nunca aceites o preço inicial. Divide-o entre 3 ou mais. Regateia, afinal o “não” já o tens garantido!

– Se quiseres comprar algo em pele e convincentemente te fizerem a prova do isqueiro, pede-lhes que ponham a chama na vertical em relação à peça.

– Muito cuidado com produtos eletrónicos e relógios e, a menos que sejas um especialista em telemóveis, não compres nenhum, porque o mais provável é que não funcione quando chegares a casa.

– Quando pagares com o cartão de débito/ crédito nunca o percas de vista.

Nas ruas há sempre gente a tentar vender algo: perfumes, roupa, jogos… os vendedores são muito insistentes, se não queres comprar aconselho que nem pares e respondas com firmeza que não estás interessada. No Grande Bazar encontras de tudo e passeando pelas ruas encontras lojas das marcas mais conhecidas, também das mais caras e outras muito interessantes por oferecerem produtos típicos do país ou feitos por artesãos turcos.

Eu gostei muito de visitar duas lojas no centro de Istambul:

HARIKA-Españoles en Turquia: loja de duas espanholas na Turquia. Nós fomos à loja, falámos com uma delas e deu-nos imensas indicações sobre o que ver em Istambul. Ah, vendem lembranças giríssimas (bijuteria, almofadas, sabões, malas, shisha, candeeiros, etc.) e a bom preço!

FINITO DE CÓRDOBA: Nós não comprámos nada, mas adorámos visitar esta pequenina loja, que tem as melhores imitações de malas, relógios, carteiras, etc. Não é uma loja barata, mas a qualidade não tem nada a ver com a do Grande Bazar, e podes/ deves regatear! Os últimos modelos de Louis Vuiton, Loewe, Prada etc. O espetacular da pequenina loja é quando o empregado abre uma porta e entramos num espaço amplo, como a caverna do Ali-Babá, cheio de mercadoria!

MOVER-SE EM ISTAMBUL
Eu acho que a melhor maneira de se conhecer qualquer cidade é caminhando, de forma a não se perder nenhum detalhe. Convém que leves calçado que se possa pôr e tirar facilmente nas mesquitas.
Evita os táxis, mas se tiveres mesmo que recorrer a um, estabelece um preço antes de sair.
Para te deslocares em todos os transportes da rede pública necessitas comprar o jeton. O jeton é uma ficha válida apenas para uma viagem (mas podes comprar várias e guardar para outras viagens) e pode adquirir-se na própria estação. Cada jeton custa 2 TL (0,80€). Os transportes públicos estão sempre cheios de gente e são muito fáceis de usar.

COMIDA OTOMANA

Quando fui a Istambul pensei que ia encher-me de kebab, mas ao provar os originais achei que os europeus eram bem melhores. Nós comíamos sempre num restaurante por +/- 7€. Quase todos os restaurantes têm o preço afixado à porta, por isso só tens de ver o restaurante que melhor se adapte à tua carteira.

onde comer em istambul dica viagem 01

onde comer em istambul dica viagem 02

onde comer em istambul dica viagem 03

Estamos num país onde o porco não tem lugar, mas em compensação receitas com carne de vaca, cordeiro, frango, peixes e frutos do mar são muitas. Se és vegetariana, não desesperes, pelo contrário, há pratos espetaculares! Não te esqueças de provara pizza turca (lahmacun), em formato de canoa, com recheios variados deliciosos.
Gostei tanto da comida turca, que comprei um livro de receitas de comida otomana.
Recomendo-te beber água engarrafada e muitos sumos de laranja, são ótimos! Evita comer saladas e marisco comprados em postos ambulantes.

onde comer em istambul dica viagem 04

DINHEIRO

A moeda oficial é a Lira Turca (LT). 1 LT = 0,32€
Tal como o Euro se divide em cêntimos, a Lira Turca divide-se em kuruş. As moedas que existem são de 1, 5, 10, 25 e 50 kuruş e uma de 1 LT. Há notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 LT.
Em Lisboa cambia apenas o dinheiro imprescindível para os primeiros gastos em Istambul: água, metro, etc. Aconselho que faças o câmbio do dinheiro para as férias nas lojas de câmbio (Dӧviz), há muitas nas principais zonas turísticas, a gestão é rápida e costumam oferecer um preço melhor que os bancos.
Convém que tenhas sempre notas e moedas de baixo valor, uma vez que os comerciantes parecem nunca ter troco e os taxistas adoram fazer contas redondas.

MAIS INFO
Portugueses pelo mundo: https://www.youtube.com/watch?v=1Eimu-EYcKo
UNESCO: http://whc.unesco.org/en/list/356
Estambul: falsificaciones y otros muchos encantos http://www.cuv3.com/2011/11/26/estambul-falsificaciones-y-otros-muchos-encantos/
Cambiar Euros a Liras Turcas: http://themoneyconverter.com/ES/TRY/EUR.aspx
Consulado de Portugal em Istambul: http://www.embaixadas.pt/portugal/turquia/consulado-istambul.html

Diverte-te muito e depois conta como foi!
Um beijinho
Magda

A Sónia é uma amiga que vai passar uns dias de férias a Istambul com o marido e pediu-me algumas dicas. Istambul é um mundo e há que passear pela cidade, conhecer o seu património, interagir com as pessoas e provar a excelente comida para absorver tanta cultura, beleza, sabor e hospitalidade.

Este artigo é para todas as Sónias e Alexandres que vão passar poucos dias em Istambul e que, por isso, querem ver o essencial desta lindíssima cidade. Está escrito em forma de carta, porque foi um email que lhe enviei.

Deixe a sua opinião, comente abaixo e compartilhe esse post com seus amigos.

Istambul, a cidade mágica dividida entre dois continentes com cores, sabores e essências únicas, onde o passado e o futuro se encontram
4 votos, 5.00 pont. média (99% score)

Category: DESTINOS, EUROPA

Leave a Reply

banner ad